sexta-feira, 22 de maio de 2009

Carta de Teresina

1º Plenaria da Juventude Socialista do PSB


Carta de Teresina


O Piauí precisa avançar nas mudanças.

Para seguir adiante, o nome é Wilson Martins.


O Piauí e o Brasil vivem um momento crucial, em que decidiremos se voltamos para velhas práticas políticas ou se avançamos para um futuro de possibilidades. É um momento de grande importância, do qual a Juventude Socialista do PSB não pode nem quer ficar à margem.

Primeiro, porque cabe à juventude um papel protagonista na dialética das lutas sociais e políticas, assegurando conquistas que atendam aos anseios da maioria. Segundo, porque entendemos que as políticas sociais para a juventude precisam avançar mais e mais, com um foco na inclusão, na diversidade, na sustentabilidade e na formação de uma cidadania autônoma, sem a tutela dos que se consideram notáveis e acima dos cidadãos de bem.

E, terceiro e mais importante, porque não podemos permitir que o retrocesso se instale, através daqueles que, por anos e anos, com as rédeas do poder nas mãos, só souberam tirar proveito para si ou seus grupos de interesses.

As forças conservadoras, que ao longo de décadas construíram no Brasil e no Piauí um patrimônio de desigualdades e injustiças sociais, hoje tentam se rearticular para retomar o comando do Estado e, assim, seu velho projeto de concentração de poder e riqueza. Voltar atrás não é mais admissível.

A Juventude, como toda a sociedade brasileira, cobra maiores mudanças. O Brasil está avançando e precisa avançar muito mais.

O governo Lula, no nível nacional, e o governo Wellington Dias, no Piauí, representam a ruptura com aquele passado de indiferença para com os desejos e necessidades da cidadania. Ao invés de olhar para o passado, é fundamental o avanço nas transformações. Lula e Wellington representam a etapa sem a qual não seria possível vislumbrar uma nova realidade, pautado por uma visão de desenvolvimento que associa crescimento econômico com bem-estar social.

Precisamente por essa compreensão, a Juventude do PSB considera determinante para o Piauí, desde agora, a construção da candidatura de Wilson Martins ao governo do Estado. Wilson tem uma visão clara das possibilidades que o Piauí oferece e dos caminhos que devemos percorrer para alcançar uma realidade melhor para o povo. Tem um projeto de Estado: tem conhecimento da realidade piauiense e sabe as ações necessárias no sentido de garantir a passagem do Piauí para uma realidade muito mais pujante, dinâmica e justa.

Wilson Martins é a melhor alternativa por reunir capacidade de trabalho, conhecimento da realidade e do potencial de nosso Estado, e por desfrutar dos mais amplos canais de diálogo, decisivos para a governabilidade e efetivação de políticas públicas transformadoras.

A Juventude do PSB conclama os jovens piauienses a abraçarem a candidatura de Wilson Martins, consciente de que se trata da mais importante alternativa para as forças progressistas que desejam avançar cada vez mais. É a alternativa que, de fato, representa um passo adiante; o nome capaz de, a partir das mudanças desses últimos seis anos, seguir adiante num projeto que seguramente é um projeto de Estado, capaz de dar ao Piauí o lugar de destaque que ele busca e merece.


Teresina, 27 de abril de 2009.


No encerramento da realização da I plenária da JSB - PI, a juventude do Piauí, lançou a Carta de Teresina. Em defesa do nome do nosso vice governador do Piauí, Wilson Martins como candidato a Governador do Estado em 2010.

Um comentário: